Angola assina acordo com a GE para compra de locomotivas
Luanda - Angola e a General Electric (GE) assinaram nesta quinta-feira, na cidade portuária do Lobito, província de Benguela, um acordo para aquisição de locomotivas e assistência técnica às mesmas, assim como aos motores dos aviões da TAAG fabricados pela companhia americana.
Rubricou, pela parte angolana, a directora do Gabinete de Estudos Planeamento e Estatísticas do Ministério dos Transportes, Teresa Muro, e pela GE, o presidente do Conselho Executivo, Lorenzo Simonelli.
O acordo entra em vigor a partir da sua assinatura e prevê a compra de cerca de 100 locomotivas, assistência técnica, quer às locomotivas a adquirir, quer as avariadas e também aos motores das aeronaves da TAAG fabricados pela General Electric.
Após o protocolo,Teresa Muro disse à imprensa que a compra e a manutenção das máquinas são importantes, tendo em conta os novos desafios do corredor de desenvolvimento do Lobito, que ligará Angola à RDCongo e Zâmbia por via férrea para facilitar o escoamento dos produtos diversos destes países, entre os quais minerais.
A responsável disse que o convénio beneficiará todos os caminhos-de-ferro do país.
Quanto à parte estrangeira, Lorenzo Simonelli informou que o acordo vai durar vários anos e que ainda não está fixado o valor.
Disse que as locomotivas são de tipo cinco, muito avançadas e têm em conta o desempenho ambiental e adaptadas para o continente africano.
Por outro lado, disse ser propósito da companhia que Angola transforma-se num centro ferroviário para a região.
Uma locomotiva pode custar 200 milhões de kwanzas.
Fonte : http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/transporte/2013/1/7/Angola-assina-acordo-com-para-compra-locomotivas,aafa5fbb-2e47-4fbc-9eb5-5d139439ddd9.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário