segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Local do novo aeroporto de M'banza Kongo será conhecido dentro de um mês 





M'banza Kongo - A área onde será construído o novo aeroporto de M'banza Kongo, a capital da província do Zaire, deverá ser definida dentro de um mês, após estudos de pré-avaliação de custos e benefícios dos dois principais locais propostos pelos técnicos.
 
A informação foi prestada hoje, sábado, em M'banza Kongo, pelo governador provincial, José Joanes André, para quem os aspectos geoestratégicos e de segurança nacional vão pesar também na decisão final, dada a proximidade desta cidade com a República Democrática do Congo.
 
O governador falava com os cidadãos que se fizeram presentes num encontro por si convocado, para ouvir a opinião dos técnicos da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA), projectistas e demais intervenientes.
 
Joanes André informou que, das seis opções propostas pelos técnicos, as áreas de Lombo (Niemo), que dista a 17 quilómetros a norte da cidade de M'banza-Kongo, na estrada que conduz à comuna de Luvo, fronteiriça com a República Democrática do Congo, e a localidade de Nkiende dois, que fica a sensivelmente 32 quilómetros a sudoeste desta cidade, em direcção a Luanda, são as que oferecem melhores condições.
 
A escolha dos dois sítios obedeceu a aspectos topográficos e do relevo do terreno, segundo ainda, Joanes André, que espera submeter a proposta final às instâncias superiores do Ministério dos Transportes para a sua avaliação e aprovação.
 
De momento os técnicos desdobram-se na recolha de dados topográficos dos dois planos, seguir-se-á para uma outra que é de trabalho de gabinete, que consiste na elaboração do projecto.
 
O executivo do Zaire incluiu no seu programa de emergência a construção de um novo aeroporto para M'banza Kongo, capaz de receber aeronaves de médio e grande porte.
 
De acordo com o governador, o actual aeroporto de M'banza Kongo, com 1950 metros de cumprimento e uma largura de 30 metros, não oferece segurança para a navegação aérea, para além de estar no meio da cidade, dividindo a parte urbana com a suburbana.
 
Os sectores de energia e água, assim como a requalificação das vias secundárias, terciárias e dos troços que conduzem às regiões do interior da província figuram também do plano emergencial.
 
Nesta sua jornada de campo, o governador incluiu também a visita ao local onde poderá ser construída a nova captação de água para a cidade de M'banza Kongo, a partir do rio Lunda, que dista a cerca de 12 quilómetros a sudoeste desta localidade.
 
 
Fonte :  http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/transporte/2012/9/41/Local-novo-aeroporto-banza-Kongo-sera-conhecido-dentro-mes,5a6e84f0-e2f4-45e3-8e15-eb08a6961b72.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário