domingo, 11 de novembro de 2012

Modernização.

Angola terá primeiro radar de apoio ao tráfego aéreo em 2014.


 

Luanda – O Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA), Manuel Ceita, anunciou nesta sexta-feira, em Luanda, que Angola terá, até 2014, o primeiro radar para apoiar o Controlo de Tráfego Aéreo.


Em entrevista exclusiva à Angop, Manuel Ceita reconheceu que este feito é uma das muitas conquistas alcançadas pela empresa ao longo dos 37 anos da Independência de Angola, a comemorar a 11 de Novembro.


"Sabemos que a ENANA teve uma grandiosa participação no desenvolvimento do país, pois serviu de elo para a unidade nacional, por altura do conflito armado, mas por constituir também um dos espelhos desse desenvolvimento, o radar já se fazia sentir há muito tempo", sublinhou.


De acordo com o PCA da ENANA, a direcção está a trabalhar de forma a agilizar a aquisição do radar e seu equipamento, uma vez que as instalações já estão construídas, mesmo dentro do "Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro".


Avaliado em cerca de 10 milhões de USD, o equipamento está a ser fabricado em França, pela empresa Thales, com o apoio de financiamento alemão, seguindo a negociação no bom caminho, segundo Manuel Ceita.


Recordou que até aos anos 90, o controle do tráfego aéreo, em Angola, era feito com os aparelhos de rádio-ajuda e equipamento de apoio a navegação como NDB, ILS e VOR; hoje a ENANA possui um novo sistema de navegação por satélite, GPS, com os subsistemas de melhoramento HF e VHF.


"Em termos aeroportuários, as conquistas adquiridas com a independência estendem-se também ao nível das reabilitações, requalificações e modernizações de aeroportos, além do equipamento moderno de comunicação usado nos nossos terminais, para garantir aos angolanos um céu mais seguro", concluiu.


Fonte :  http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/transporte/2012/10/45/Angola-tera-primeiro-radar-apoio-trafego-aereo-2014,021142fa-a2e1-4d44-8493-584ae4b4c367.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário